sexta-feira, 9 de março de 2007


Dos americanos disse-o Heidegger que eram a emergência da monstruosidade dos tempos modernos. ( Tropeçei neste momento luminoso do Mestre ao ler o novo BHL, a que prometo voltar com a leitura acabada e tempo ). O que penso sobre eles é conhecido e anda perto do que escreveu o Filósofo. Mas, ridículo, é ver a blogosfera eskerdalha indignada, ela que viveu sempre tranquila com o Goulag, por os norte-americanos terem dito o óbvio, mesmo que sem autoridade moral: Portugal não respeita os direitos humanos. ( Nem vale a pena insistir na nossa conivência criminosa com o terrorismo ilegal dos voos clandestinos da CIA ). Típico da desonestidade e da má fé intelectual do nosso pensamento político estabelecido. O facto de o campo de tortura e concentração de Guântanamo existir e ser condenável não me resolve nem justifica a situação portuguesa. Isto, a demagogia barata e primária de um antiamericanismo sem bases ideológicas e oportunista, não espanta, afinal. Basta ir apontando o nosso triste, vil e apagado quotidiano: a Lei sobre a legalização do Aborto e a forma como foi aprovada na A.R.. Sócrates a " encolher-se " face à imperiosidade de despedir na função pública. A forma abjecta como Ribeiro e Castro se agarra em desespero à liderança do CDS. Integridade e ética são palavras realmente banidas dos dias, deste quotidiano de mediocridades várias. Do mal o menos: a Royal e Sarkozy caem nas sondagens, em subida está Bayrou. E, em nome da Liberdade, a União dos Antifascistas garante ir PROIBIR o Museu de Salazar. Não parece, mas é fácil de perceber. Sigamos pois tranquilos para o fim de semana com a certeza de que os números sobre a POBREZA crescem e não mentem. Azar teve o PEIDOVIRTUAL: segundo li hoje no respeitável e referencial Público, o canadiano Adam Brandejs, em nome da Arte, sempre ela, inventou o GENPET, ( algo segundo o cronista entre o galináceo e o logro ), e mandou o tamagoshi para a reforma. O tal que no mundo virtual parece, diz Opintas, ter substituído a boneca insuflável. Pois, artes, arrivistas e coisas do género. Fiquem bem, sejam felizes.

9 comentários:

wind disse...

Bom dia:)
Nunca pensei escrever isto, mas hoje concordo em QUASE tudo o que escreveste:)
beijos e bom fim de semana*

Anónimo disse...

Por dever de ofício tenho tido conhecimento da violação dos direitos humanos em Portugal. Contudo, outra coisa é achar legitimidade moral e intelectual a alguém que diz que na minha casa existe lixo, quando na sua a sujidade sobe pelas paredes.

Um abraço para vocês e bom fim de semana

Fernando

Bernardo Kolbl disse...

Terá razão o Fernando mas a questão mantem-se. A indignação mostrou-se em especial entre aqueles que sempre silenciaram e se silenciaram com outras menos graves violações de direitos humanos. Facto é que cá existe. A denúncia é sempre boa. Já agora lembrem-se que Darfur ainda existe. Mais. Abu Graib foi desenterrada pela imprensa norteamericana. Uma pequena grande diferença com o que se passa por cá.
Abraços, bom fim de semana.
( Amanhã, no mais belo mar de portugal? ).

Belzebu disse...

Concordo quase na totalidade. Apesar de a esquerdalheira stalinista, só muito recentemente ter mostrado preocupações com os direitos humanos, eu como homem livre e com espirito critico tanto à direita como à esquerda, sinceramente não reconheço autoridade moral a NINGUÉM, para denunciar da forma como foi feito, as reais violações em Portugal.

Saudações infernais!

noreinodafantasia disse...

Concordo com alguns pontos de vista teus. Mas para mim os americanos continuam a ser uma das piores espécies no que diz respeito à violação dos direitos humanos. Choca-me vivamente e sobretudo quando ainda têm a coragem de fazerem afirmações dessa natureza. Só mostra o egocentrismo em que vivem, só olhando para o próprio umbigo e esquecendo que como país não são nada, nem História têm. Qto a Portugal, a situação é de tal maneira que começo a pensar emigrar para Marte...há coisas que definitivamente!

Su disse...

Integridade e ética são palavras realmente banidas dos dias, deste quotidiano de mediocridades várias


tudo dito...........


jocas maradas de valores

Micas disse...

Subscrevo quase na integra o que aqui escreves. Gosto do teu pensamento lúcido.
Abraço e bom fim de semana

SÓNIA P. R. disse...

Concordo com a lógica do post. O PEIDO, pelos vistos anda aí. Cobarde como sempre anda a pairar...é um artista!
Bjinho.

Eric Blair disse...

e e e e e pá...