sábado, 5 de maio de 2007

Sinal dos tempos, os vermes, ainda, outra vez,

( pegando na deixa do Bernardo ), e a Ciência que via genética descobriu forma de lhes prolongar a vida. Enfrascado na minha semana em toneladas de informação pouca paciência me resta para aqui alinhavar umas linhas, mas fica o desejo de bom fim de semana. Se for. Crescente, o registo das minhas perplexidades. Não cultural, como EPC escreve por aí num registo trágico-cómico, que essa da kultura, já o disse, repetindo o outro, só me faz lembrar do sacar da pistola perante tanto kitsch medíocre e outras " disneylândias". Para mim, Goering, esse último renascentista, como lapidar li algures e tanto basta. Ou quase. E, sabendo-se que morreu o sapiens, o ludens e sobra o rapiens, homenagear quem o respirou a tempo, este mundo espectral da Idade da Solidão. Pois, o Unabomber, Theodore Kaczynski. Sejam felizes e matem alguêm se puderem. A banda sonora está aqui. Beijos e abraços.
( Adenda, com vermes ainda. Com Sharia ou sem Sharia, politicamente incorrecto, ou não, situações como esta, mas não só, que se não esgotam nos crimes sexuais, pedófilos ou não, obrigam a colocar na agenda de qualquer um de nós o restabelecimento da pena de morte. Há argumentos que não colam a quem vive para lá da lei humana. Que a há, mesmo e apesar do catecismo pós pós da relatividade e da permissividade gerais. Uma questão de higiene. E de Justiça. Consultar ainda aqui. Adenda incluída pelo Bernardo ).

34 comentários:

SÓNIA P. R. disse...

Os vermes e outras coisas bem piores.
Beijinho.

wind disse...

Bom fim de semana para os 3:)
beijos

Su disse...

aiaiaiii como queres tu que entenda tudo isto duma vez só?:)))))))))
jocas maradas

just me, an ordinary girl disse...

Bom fim de semana, Sergio. Em/com Paz.
Um beijo.

MEU DOCE AMOR disse...

"matar?"....Naaaaa......mas uma sacudidelazita com o mata -moscas...

Beijinho e bom fim de semana.

Micas disse...

Bjs e bom fim de semana

Bernardo Kolbl disse...

Feita, Sérgio.
Veio a calhar com a merda dos vermes. Admirável Mundo Novo porra.
Vê se relaxas.
Um abraço.

Abrantes disse...

A pena de morte não é, nem nunca o foi, solução mesmo para casos extremos. Matar seja quem for contra a sua vontade não passa de outro assassínio.
Os crimes mais repugnantes deveriam ser castigados com penas de prisão perpetua e a obrigatoriedade de trabalhos a condizer com o castigo.
Mesmo para aqueles que acham que a perpetua é um castigo para toda a vida do condenado as penas de prisão com “mais um dia” é a solução.
Fica assim ao critério da Justiça e ao comportamento e sentido de arrependimento do condenado o dia da sua saída.
E não façam das prisões hotéis de 5 estrelas pois quem as tem de sustentar somos todos nós.

kurika disse...

Pena de morte aos vermes...!!!

...

Há casos em que sou a favor.

...

Ainda não dormi...respondi ao pedido???

Beijos aos três

Bom fim de semana

A. João Soares disse...

Caro Pinto Ribeiro,
Certamente, um indivíduo defensor das tradições históricas, seguidor do Antigo Testamento, avesso à modernidade, ou crente de algumas religiões, não hesitaria em aprovar a solução a que se refere neste post, ao deparar com notícias demasiado frequentes e com violência crescente que colocam o ser humano abaixo de muitos animais ditos selvagens.
Falar de pena de morte parece uma heresia para muita gente que se reveste de uma camada artificial de verniz, mas o certo é que ela ainda existe em países que nada têm de atrasados.
A alternativa de prisão perpétua não é mais humana do que a pena de morte por infligir uma incomodidade e um sofrimento permanente, tanto assim que ONGs que se preocupam com o bem estar dos bandidos esquecendo-se das suas inocentes vítimas, estão repetidamente a exigir melhores condições para as prisões, mesmo quando estas já caminham para a categoria de hotéis de muitas estrelas.
Defender a solução de se tirar a vida a uma pessoa, por pior que seja, não é politicamente correcto, se bem que já se está a tornar oficial o aborto, a eutanásia e outros delitos antes considerados crime. E há quem receie que, com a política a continuar a guiar-se pelos euros, acabará por abreviar o fim da vida dos reformados a fim de deixarem de pesar na caixa de pensões e nas filas de espera dos hospitais. Isto não é um raciocínio disparatado: o fecho de urgências e de centros de saúde no interior do país, denota falta de humanidade ao recusar apoio a idosos carentes de cuidados de saúde e sem possibilidades financeiros para os irem procurar à sua custa. E não se trata de criminosos!
Quanto ao rapto da criança inglesa no Algarve, que além do sofrimento da menina e da família, trará prejuízos de vária ordem, entre os quais a mudança de destino de férias de ingleses e outros estrangeiros e o consequente esvaziamento do turismo na região, fica a dívida como evitar que isto aconteça? Como evitar que isto se repita? Como garantir a segurança das pessoas lá e por todo o lado?
A vida está a tornar-se num jogo de alto risco, uma lotaria perigosa em que não nos é perguntado se queremos jogar.
O Pinto Ribeiro pediu-me um comentário. Desculpe a extensão, mas não consegui ser mais sucinto. O tema justifica um tratado. Talvez os comentadores levem a análise a uma grande profundidade, como o assunto merece.
Um abraço

contradicoes disse...

Reportando-me ao desaparecimento da criança inglesa, também encaro a possibilidade da mesma ter sido raptada porque dificilmente ela por iniciativa própria seria capaz de sair do apartamento dada a sua tenra idade. Mas é minha convicção que isto só aconteceu porque os pais cometeram a imprevidência de deixarem as três crianças sozinhas. Isto aliás foi nem mais nem menos o que aconteceu com a Joana cujo desfecho foi diferente pela convicção da PJ, embora nunca tenha sido encontrada qualquer prova da criança ter sido eliminada. Votos dum excelente fim de semana. Um abraço do Raul

Olga disse...

Por mais que digam que se trata de uma vida humana, pergunto: e as vidas que estes criminosos estragaram? Por isso, se for mesmo provada (com 100% de certeza) que certa pessoa é culpada de actos horrendos (assassínio, pedófilia,violação...), eu sou a favor da pena de morte!

Agora fica uma questão: Como é que uma pessoa que é contra o aborto é agora a favor da pena de morte?
É que se são contra o aborto porque se trata de uma vida, deviam também ser contra a pena de morte!
Mais:talvez se o aborto fosse primitivo, não houvesse tanta criminalidade! Um destes que estão no corredor da morte poderiam ter sido abortados!!!Quem sabe?Bjs e bom fim de semana.

vida de vidro disse...

Pois, olhando para o mote do Bernardo, claro que eu acho que pena de morte, não! Porquê? Porque não gosto de armar-me em Deus, sem sequer acreditar que ele existe. Porque corremos o risco de cometer enormes erros sem emenda possível. Porque todo o mecanismo que se prende com a aplicação da pena de morte é profundamente desumano. Por mil e uma razões muito terra a terra.
Bom fim de semana. **

Teresa Durães disse...

O problema da Pena Capital neste país é a tendência para os verdadeiros criminosos se safarem e outros que nem sabiam do que se passava levarem com as culpas. Penso que a vida é mais dolorosa do que a morte. Deixem-nos apodrecer na prisão a trabalhar para o país mas não continuem com leis de 25 anos no máximo e soltos ao fim de 12.

boa tarde

PintoRibeiro disse...

Penso que o Bernardo, e bem, colou o post dele ao meu.
É um debate que, para lá das paixões que levanta, é difícil centrar até à exaustão nos limites que um blogue e uma caixa de comentários encerram.
Agora, tentando ser sucinto,
no caso em concreto que corre o risco de se banalizar pela frequência sem fronteiras com que se repete aqui e ali,
mesmo com as possíveis negligências a poderem e a deverem ser apontadas aos pais, no caso,
a confirmarem-se,
levantam realmente a interrogação sobre como mais do que reprimir, fazer Justiça.
Diz a Bíblia, diz o Corão e a Lei Hebraica que o castigo deve e pode ser " dente por dente, olho por olho". Não vejo impeditivos de carácter religioso que contrariem a aplicação da pena de morte.
Algumas dúvidas aqui levantadas são também as minhas. Mas uma coisa eu sei. Quem comete certos crimes colocou-se para lá do género humano e não pode nem deve ser julgado por leis humanas feitas para humanos. Há uma diferença entre roubar e matar. E como pai deixo o desafio a quem é pai: e Vocês como reagiriam se fosse com os Vossos filhos?
Complicado. Sei. Mas a cada dia me inclino mais a favor da pena de morte. Aliás, e aqui tbém foi referido, porque motivos podemos assassinar bebés inocentes no útero das mães e nos incomoda tanto eliminar esta escória subhumana?

PintoRibeiro disse...

Originalmente o post, em abstracto, falava da sociedade envolvente, do mundo em que vivemos, das novas taras e desvios motivados pela rede virtual. Mas cola, cola bem a adenda do Bernardo.

PintoRibeiro disse...

Thunder, espero ter respondido. Não me ocorre equiparar o Direito à Vida de um bebé inocente com uma "coisa" desta espécia que nada tem a ver com o género humano.
Bjinho.

Anónimo disse...

Nem mais..pena de morte sempre

Um abraço

Ana disse...

Racionalmente, sou contra a pena de morte. Mas, como diz PR, e porque sou filha e mãe, quando há casos de abusos sobre idosos ou crianças perco a convicção, desaparece-me o racionalismo.

MEU DOCE AMOR disse...

Pena de morte?É isso?

Já sabes que sou contra.Nunca fui apologista do "olho por olho...dente por dente".Isto lança-nos num atrazo indiscutível.

Olha que o ódio gera o ódio e violência gera violência.
Portanto...

Beijinho doce para todos.(e não sou moralista :)) )

Belzebu disse...

Em princípio sou contra a pena de morte...mas não por princípio!

Saudações infernais!

Susana Barbosa disse...

Sem vermes... se for possível.
Bom domingo
Bjs

Flávio Gonçalves disse...

Uma das minhas inspirações políticas, estou a traduzir com dois eco-anarquistas o Manifesto do Unabomber.

Porque a Revolução se quer verde, como a esperança.

Saudações eco-nacional-anarquistas.

Flávio Gonçalves disse...

Ah, como qualquer bom Antagonista tenho duas opiniões sobre isto, uns dias sou contra noutros creio que reestruturação do Código Penal devia reduzir toda e qualquer pena para 1 ano, do roubo e do furto à violação e assassínio.

Cada criminoso teria direito a 3 crimes, à 4ª prevaricação seria executado sem qualquer necessidade de julgamento.

david santos disse...

Para não alongar, já li e reli o texto, ontem e hoje.
Um grande texto, sem dúvida.
Sou contra a pena de morte.
Penso ser uma pessoa racional.
Contudo, sou filho, pai e avô. Mas em casos destes, olhando para nós próprios, pois isto pode acontecer a qualquer um de nós, onde irá parar a minha racionilidade?
Não querendo ser egoísta e generalizando, melhor; ao ser tocado por tal infelicidade, adeus racionalidade e viva a pena de morte!
Por isso, ainda que muitos digam que não, batendo-lhe à porta casos semelhantes, são a melhor forma de arranjar aderentes pró pena de morte.
Voltando o caso da menina para o nosso seio, tudo muda de figura. Mais uma vez, viva a pena de morte!
Parabéns.
Bom fim-de-semana

A. João Soares disse...

Pinto Ribeiro e Bernardo.
Há temas que estimulam os comentadores. É um bom sinal, ainda há pessoas, com interesses que vão além do futebol e das telenovelas. Deixei um comentário e, agora depois de ver tanta opinião, concluo que se isto fosse uma sondagem a conclusão não seria difícil de tirar. É curiosa a posição daqueles que são contra a pena de morte, mas que no decorrer da conversa aceitam muitas excepções, tantas que anulam a dita posição de princípio.
Um abraço

Olga disse...

Concordo que um embrião não se equipara a um criminoso, mas porquê fazer das mães que abortam criminosas? Não que eu seja a favor do aborto, mas sou a favor da despenalização! Este teu post está fenomenal porque dá para discutir várias opiniões.

Bjs.

Parrot disse...

Bernardo,

Desta vez foste mau....vou tentar ser moderado. :)
A morte é um momento, por isso acho que é um "prémio" para alguns, ainda mais para estes que não sabem o valor da vida, ou pelo menos, não encontram o seu real valor. Nem todos merecem 2ªs oportunidades...mas sim que a vida seja um martírio que nunca será semelhante aos que sofrem porque amam uma vida que perderam. Para determinados crimes as prisões deveriam de deixar de ser “hotéis”, para alguns bem mais confortáveis que a casa que habitam....
E porque não trabalho forçado, mas mesmo forçado daquele que deixa marcas no corpo? Porque não .... outras coisas que não vou falar...
Daria pano para "mangas"....mas nós sociedade, que nos acobardamos atrás da palavra LIBERDADE...tb temos culpa....
Pena de morte não....penas pesadas....sim....até mesmo castração.

Abraço

Bernardo Kolbl disse...

Ora aí está um conceito novo, a castração, muito interessante.
Agora.
E perante o homícidio premeditado?
E o roubo, não o do faminto que saca um pão, mas dos milhões do colarinho branco ou do tráfico de drogas ou armas?
Abraço Parrot.
( Eu sou mesmo mau, porra. Sou skin, carai! ).

Micas disse...

Assino por baixo do comentário do Parrot, sem mais palavras.
Abraço

SÓNIA P. R. disse...

Eu sou claramente a favor da pena de morte em certos casos.
Quanto à questão posta pela Thunder acho que quem assume matar um bebé e é isso o aborto, deve sem hipocrisia assumir que matou e cometeu um crime por opção própria, correndo o risco de assumir a responsabilidade de tal acto.

Morpheus / Aroso. disse...

Naturalmente, a pena de morte.
Hilariante: o Suck no Público???

as velas ardem ate ao fim disse...

Só agora tive tempo.Bernadrdo pediste me a minha opinião e sabes não consigo ter uma certeza.

Muitas vezes acho que só a pena de morte pode ser a pena para certos crimes, outras penso que sou melhor que a escumulha que comete certos crimes e portanto não me quero tornar igual.

bjos

Su disse...

sou a favor

jocas maradas