quarta-feira, 25 de abril de 2007

Um post aproveitando o feriado em que se assinala o golpe militar de 25 de Abril de 1974.



Já o dissemos aqui várias vezes e é bom que fique claro nenhum de nós ser salazarista. Mas considero que nada melhor do que o dia 25 de Abril, o que se diz da Liberdade, para ao contrário de todos não entrar na conversa com que se anestesia e aliena um país. A História de um País não se apaga, seja boa ou má. Discute-se, estuda-se e reflecte-se. Dentro de dois dias ía verificar-se uma romagem a Santa Comba Dão organizada pela TIR à campa de Salazar. "Democráticamente" foi proibida por haver receios de a esquerda ir provocar desacatos e confrontos. É hipócrita comemorar um golpe militar em nome da Democracia com factos destes, numa sociedade onde só alguns podem falar, actuar ou intervir. Quem tem medo do passado? Que esquerda e que democratas "salazaristas" são estes que têm medo de Salazar? Não celebro farsas. Esta Liberdade nada me diz. Para mim que não vivi nem queria viver no tempo de Salazar, o 25 de Abril foi um embuste com consequências trágicas para milhões de portugueses e para Portugal. Esperemos que aqueles que temem os arruaçeiros e a violência dos militantes e simpatizantes anti-"fascistas" actuem agora e a PJ e o DIAP invadam e revistem as sedes dos partidos onde milita essa gente e proceda às prisões necessárias. A Democracia, gostem ou não, não tem só um sentido mesmo com todas as exigências e perigos que tal encerra. Mas não é a silenciar, esquecer ou omitir que se pode celebrar seja o que for.

( Parece que a autarquia autorizou afinal a manifestação da TIR marcada para 28 de Abril. Esperemos que sim apesar dos "protestos" dos nossos democratas "antifascistas" ).
Visitem este.

16 comentários:

Bernardo Kolbl disse...

Lançei como no e depois do adeus e digo que está um grande post comemorativo e que ladrem as matilhas habituais.
Abraço Morpheus, Sérgio e Sónia.
Fiquem bem, eu seguro esta coisa.
A todos bom feriado.

Espaços abertos.. disse...

Que o perfume dos cravos fique aliado ao aroma da liberdade...

Bom feriado.

Bjs Zita

MEU DOCE AMOR disse...

Bom post.Também nã vivi nesse tempo...que me recorde:)

Quanto ao 25,tenho ideia desse dia.Não estava cá,mas foi tudo muito calminho,mal sabendo o turbilhão que se aproximava.Ou melhor,um furação,um tsunami...como queiram.
São "feridas" que deixam marcas.

E já vão uns anitos e cá andamos com uma mão à frente e outra atrás.

Não direi que fosse um embuste,mas que podia ter dado outros frutos,podia...as sementes levaram pouca água,ou se calhar água a mais:))

Beijinhos e bom feriado para descansar.

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

A Revolução dos Cravos atirou-nos de uma ditadura declarada para uma democracia manca. Uma ditadura disfarçada, portanto.

as velas ardem ate ao fim disse...

O teu post esta excelente e estou completamente de acordo.Triste o país que apaga a sua historia.E infelizmente como dizes hoje em dia parece que a democracia só tem um sentido...Será que a esquerda não percebe qque defende a ditadura...Desconfio que percebe mas faz se de parva.


Quanto ao feriado..Pois não vivi o 25 de Abril...nasci a 27 de Abril de 1974...mas torna se impossivel não o viver todos os anos nem que seja por lembrar o meu aniversario.

Bom feriado para o PR, S, M e Pintas.

Al Cardoso disse...

Tambem concordo que ja era tempo para acabar com esses "Medos"!!!

Saudacoes d'Algodres.

kurika disse...

Era muito pequenina quando "aconteceu" o 25 de Abril...não me recordo de nada!!!

Agora sei, o que passou a significar, mas vividos estes anos pós, não sei dar o valor à diferença.

Bom feriado.

Bjs

Su disse...

eu estava viva no 25 de abril de 74...mas não o vivi .....e nem o vivo...hoje........
a democracia assim é........
precisamos de lembrar a história...mas toda......inteirinha....sempre...

jocas maradas menina......(s)

Lilis disse...

Olááá...

Bom feriado!

Já é sabida a minha opinião...
Acho que a liberdade de expressão é para todos :)

e esta democracia já me desiludiu há mt...

beijos grandes

antónio paiva disse...

.................

é por ter havido o tal golpe militar, que tu podes escrever o que aqui escreves e ao mesmo tempo eu posso afirmar e escrever sem receios, que detesto salazar e outros salazares

................

Olga disse...

Não devemos esconder a nossa história ou fingir que Salazar não existiu.Lá por falarmos nele ou termos um museu sobre esse período da história portuguesa, não quer dizer que estamos a desejá-lo!
Bjs.

Eric Blair disse...

Lá estão vocês com a democracia descartável: quando dá jeito usa-se, quando não, descarta-se.

Eric Blair disse...

Desculpa lá, mas fui reler o post, e agora penso que o entendi melhor, não obstante preciso que me confirmes se entendi bem. Então cá vai: vocês não são salazaristas, porque consideram que o gajo era de esquerda. É isso?

Belzebu disse...

O bom-senso prevaleceu e outra coisa não seria de esperar! A manifestação do TIR foi autorizada. Sinceramente concordo, nada como autorizar uma manifestação daqueles que pretendem homenagear Salazar, para mostrar as diferenças de atitude. Ou será que o homenageado não foi aquele que nunca autorizou manifestações?

Saudações infernais!

PintoRibeiro disse...

Subscrevo, claro mesmo não indo à romagem ou à manif. E não gosto mesmo do ditador de sta comba dão.
Pelos outros não respondo K'mrd Blair mas eu sou de DIREITA ANARCO SITUACIONISTA!!! Porra, já devias saber. Abraço.

SÓNIA P. R. disse...

António Paiva, sem ser do PSD, longe disso, aconselho-te a leres o discurso dele ontem no Parlamento.



Blair, não sou salazarista e também não concordo com algumas coisas do antes 25 de Abril. A Direita não tem de ser salazarista, conservadora ou liberal e isso não significa que se concorde com a falsa democracia em que vivemos.